Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

Área do conteúdo

DEFESAS: Defesa de Dissertação PAULA CAVALCANTE DE ALENCAR BRAGA

Data da publicação: 11 de novembro de 2020 Categoria: Notícias

No dia 18/11/2020, ocorrerá a banca de DEFESA de MESTRADO da discente PAULA CAVALCANTE DE ALENCAR BRAGA.

Seguem abaixo informações sobre a defesa:

DISCENTE: PAULA CAVALCANTE DE ALENCAR BRAGA

DATA: 18/11/2020

HORA: 18:30

Link da sala Identificação da reunião

meet.google.com/dvq-dsdu-jhw

Números de telefone

(‪US) ‪+1 435-731-4853

PIN: ‪779 582 849#

TÍTULO:

Diagnóstico de competências gerenciais para elaboração do plano de capacitação em uma instituição pública municipal.

PALAVRAS-CHAVES:

Capacitação. Gestão por Competências. Setor Público.

PÁGINAS: 90

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

RESUMO:

Com as mudanças e desafios que acontecem no ambiente do trabalho, este se tornou um local de aprendizagem, proporcionando aos profissionais, tanto da área privada como da pública,uma capacitação permanente e continuada, focada no alcance dos objetivos organizacionais, no desenvolvimento de competências e na melhoria da qualidade da prestação de serviço para a sociedade. Nessa esteira, pode-se afirmar que a capacitação é, portanto, integrada à gestão de pessoas como estratégia organizacional, visando ao desenvolvimento de competências individuais e institucionais para alinhá-las ao alcance dos objetivos estratégicos das instituições. A partir desses conhecimentos, delineia-se o objetivo geral desta pesquisa que é identificar as necessidades de capacitações com base nas lacunas de competências em uma instituição pública municipal; e, para alcançá-lo, foram definidos quatro objetivos específicos: (i) definir as competências necessárias para gestores da instituição; (ii) identificar as competências existentes nos servidores; (iii) diagnosticar as lacunas de competências técnicas e gerenciais e (iv) destacar as temáticas de capacitação com base nas lacunas identificadas.Como fundamentação teórica, este trabalho aborda aspectos conceituais sobre capacitação e gestão por competências, bem como apresenta alguns modelos de gestão por competências, dando ênfase à capacitação no setor público. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, aplicada e, quanto à abordagem do problema, qualitativa. O público-alvo refere-se a gestores públicos, com cargo de gestão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, as entrevistas semiestruturadas e o questionário de diagnóstico de necessidade de capacitação. Em termos de resultados, foram identificadas 62 competências técnicas e 17 competências gerenciais com lacunas, variando entre 06 e 11, necessitando de capacitação de forma pontual; 27 competências técnicas e 14 competências gerenciais que apresentaram lacuna superior entre 12 e 20, indicando grande necessidade de capacitação. Por meio do diagnóstico de competências, pôde-se identificar 50 temáticas de capacitação associadas às lacunas de competência, indicando necessidades reais dos gestores para o desenvolvimento de competências.

MEMBROS DA BANCA:
Interno  – MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Presidente –  SUZETE SUZANA ROCHA PITOMBEIRA
Interno  – TEREZA CRISTINA BATISTA DE LIMA
Externo ao Programa –  VANESSA RIBEIRO CAMPOS

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo