Artigos aprovados – Revista Contextus
Data da publicação: 1 de dezembro de 2022 Categoria: Sem categoriaLançada a edição especial da Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, com a temática “controladoria e controle interno”. Este volume traz cinco artigos de discentes, egressos e docentes do Programa de Pós-graduação Profissional em Administração e Controladoria – PPAC Profissional.
O primeiro artigo, desenvolvido por Larissa Fidélis Soares (egressa) e Ruth Carvalho de Santana Pinho (docente), intitulado “Controle interno na administração pública: estudo em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal”, analisa os aspectos do sistema de controles internos da Pró-reitora de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Ceará (PROPLAD) na perspectiva dos componentes do modelo COSO.
O segundo artigo, de autoria de Angeliana Ferreira da Silva (discente), Igor Barroso Steindorfer (discente), Juliana Holanda Farias de Araripe Bringel (discente), Jose Geovanildo Nobre (discente) e Alessandra Carvalho de Vasconcelos (docente), intitulado “Desafios e limitações na implantação do sistema de custos na Prefeitura Municipal de Fortaleza”, investigou os desafios e limitações enfrentados durante a implantação do Sistema de Informação de Custos (SIC) no âmbito do município de Fortaleza.
O terceiro artigo, de Zacarias Pinheiro Alves Júnior (discente), Mario Helder Lopes Costa (discente) e Augusto Cézar de Aquino Cabral (docente), intitulado “Sistema de controle gerencial (SCG) como suporte à tomada de decisão estratégica: estudo em uma rede de supermercados no Estado do Ceará”, objetivou investigar de que modo o SCG dá suporte para a tomada de decisão estratégica nas empresas do ramo de supermercado.
O quarto artigo, de autoria de Aírton Douglas de Andrade Lucas (discente), Cristiane Silva (discente), Sarah Feitosa Cavalcante de Andrade (discente) e Sandra Maria dos Santos (docente), intitulado “O controle interno e o monitoramento das notificações emitidas pelo controle externo: um estudo de caso na CGM”, analisou como o controle interno da Prefeitura Municipal de Fortaleza realiza o monitoramento das notificações enviadas pelos órgãos de controle externo aos diversos Órgãos da Administração Pública Municipal.
O quinto artigo, de Samuel Cavalcante Mota (egresso), Denise Maria Moreira Chagas Corrêa (docente) e Roberto Sergio Nascimento (docente), intitulado “A gestão de restos a pagar nas universidades federais no contexto do Decreto nº 9.428/2018”, se utilizou de indicadores de gestão de RP e ferramentas estatísticas para identificar o impacto do Decreto nº 9.428/2018 na gestão de RP das universidades federais.
A Coordenação do PPAC Profissional parabeniza a todos os envolvidos pelo êxito e deseja-lhes sucesso nos próximos projetos. Confira em http://periodicos.ufc.br/contextus