Sandra Maria dos Santos
PROJETOS VIGENTES
- Estratégias de mapeamento de práticas e soluções de gestão nos campos da administração e da controladoria por meio de estudos bibliométricos e de revisão sistemática.
Descrição: Estudos de natureza bibliométrica e de revisão de literatura possibilitam o conhecimento de forma sistemática da produção científica de determinado tema, evidenciando informações sobre os autores/instituições e suas redes de interação no contexto científico. Ambas as estratégias são ferramentas que mapeiam o estado da arte da produção científica de tópicos específicos de interesse dos pesquisadores, o que conduz a identificação de lacunas, bem como temas emergentes associados fazendo uso de vários indicadores que evidenciam o campo do conhecimento estudado tanto na perspectiva quantitativa como qualitativa, a partir de várias bases de dados. (Silva, Rodrigues & Leal, 2019), As pesquisas de natureza bibliométrica se propõem também a mensurar a atividade científica sobre temas específicos e, com isso, antecipar tendências detectadas por meio de pesquisa e análise de literatura científica mais representativa do estado da arte nos meios de comunicação (Pereira, Santos, Oliveira & Leão, 2019). Esse projeto tem como objetivo o mapeamento da produção científica em relação as práticas e soluções de gestão nos campos da administração e da controladoria por meio de estudos bibliométricos e de revisão sistemática.
Equipe: Sandra Maria dos Santos (Coordenador) e alunos/egressos do Programa. - Estratégias organizacionais: estudos empíricos com foco em economia criativa, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
Descrição: A dinâmica da economia mundial em contexto mais competitivo e globalizado tem influenciado os setores públicos e privados, levando as organizações em geral a se adequarem às exigências desse cenário. Nesse contexto, as organizações buscam crescente eficiência, impulsionadas por políticas públicas e premidas por estratégias organizacionais que, conjunta ou isoladamente, direcionam esforços na perspectiva se manterem no mercado, a partir de estratégias empreendedoras, inovativas, sustentáveis e criativas. No domínio de negócios e gestão, a inovação tem sido frequentemente estudada a partir de diferentes perspectivas, desde análises no contexto individual das empresas, passando pelas abordagens de agrupamentos organizacionais, como sistemas de inovação e clusters (Foroudi et al., 2020). Por sua vez, a economia criativa é um conceito emergente com um amplo campo de interfaces entre criatividade, inovação, cultura, economia e tecnologia. Nessa perspectiva tem se tornado um elemento fundamental na geração de ideias, produtos e serviços sendo um conceito em evolução. Sendo assim, esse projeto tem por objetivo desenvolver estudos empíricos que explorem os múltiplos enfoques associados à evolução dos seguintes constructos empreendedorismo, sustentabilidade, inovação e negócios associados ao campo da economia criativa.
Equipe: Sandra Maria dos Santos (Coordenador) e alunos/egressos do Programa.