Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

Área do conteúdo

O varejo que ajuda a pensar o Brasil – Programa Políticas Públicas 4.0 – Entrevista dada pelo Prof. Dr. Marcos Antônio Martins Lima

Data de publicação: 30 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

No fim de 2018, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A ideia do projeto era unir entidades do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões que promovessem o desenvolvimento do setor varejista.

Assim, lideranças do setor passaram a ter contato com atividades como qualificação para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), fomento ao desenvolvimento local e regional e Mobilização empresarial. A ideia final, claro, era criar condições para que o varejo pudesse contribuir ainda mais com o debate e a formulação de políticas públicas.

Agora, perto de completar quatro anos de atividade, o projeto ganha dois artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas para mostrar o grau de maturidade política do varejo. Um é “Desenvolvimento econômico local e Políticas Públicas: Fundamentos e Agenda para o setor de varejo no Brasil”, publicado na Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, e o outro “Articulação de Agenda de Políticas Públicas: Práticas Para o setor de varejo no Brasil”, editado pela revista Qualitas. Ambos assinados pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE).

Marcos trabalhou diretamente nas atividades do PP 4.0 e atuou especificamente na área de desenvolvimento regional. A Varejo S.A. aproveitou a publicação dos artigos para conversar com o especialista e entender como varejo brasileiro vem se articulando para criar e influenciar nas políticas públicas.

Para ver a entrevista na íntegra, acesse o site do Varejo S.A.

Acessar Ir para o topo