Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

Área do conteúdo

Histórico

O Programa de Pós Graduação Administração e Controladoria Profissional (CAPES # 22001018071P7), doravante designado PPAC – PROFISSIONAL, está vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A UFC é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, fundada em 16 de dezembro de 1954, atuante em todo o território cearense. A UFC atende às diversas demandas sociais a partir de seis campi: Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabussu, localizados em Fortaleza (sede da UFC), além dos Campi de Sobral, do Cariri e de Quixadá, no interior do Estado.

Ressalte-se que em 2013 foi iniciada a implantação dos campi nas cidades de Crateús e Russas. Destaca-se, ainda, o papel da UFC na recém criada Universidade Federal do Cariri, originalmente um campus avançado da Federal do Ceará.

A UFC teve, também, papel decisivo na implementação da Universidade da lntegração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, com sede na cidade de Redenção, estado do Ceará. A UNILAB atende à diretrizes internacionais de ampliação da oferta de cursos superiores em regiões carentes, tendo funcionado sob a tutoria da UFC até o final de 2013.

Desta forma, a UFC reforça, cada vez mais, as bases para o conhecimento e o desenvolvimento do Ceará, em todo seu território, levando o ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação, a investigação científica e os serviços de extensão universitária para uma parcela maior da população.

No que tange à pós-graduação, a UFC possuía, Ao final de 2014, 53 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 38 doutorados, perfazendo um total de 98 cursos. Destes cursos, 20 doutorados têm conceito 4, 12 possuem conceito 5 e 5 com conceito 6. Com relação aos mestrados acadêmicos, 10 possuem conceito 3, 25 com conceito 4, 13 com conceito 5 e 5 cursos com conceito 6. No caso dos mestrados profissionais, 2 possuem conceito 3, 4 possuem conceito 4 e 1 possui conceito 5. No total, foram 5.435 alunos matriculados em 2014.

Em termos de sua estrutura organizacional, a UFC é constituída por 16 unidades acadêmicas, sendo a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), que abriga o PPAC, uma das unidades mais relevantes para o desenvolvimento socioeconômico regional e a maior em número de alunos matriculados.

A FEAAC congrega seis (06) cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu em duas áreas, em Economia (CAEN) – composto de cursos de doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional; e na área de Administração e Contabilidade. Nesta segunda área, seguindo instruções da Capes, temos um programa acadêmico, Programa de Pós-graduaçãoemAdministração e Controladoria (PPAC), composto de um mestrado acadêmico e com um APCN para um curso de Doutorado em submissão em 2014(CAPES # 22001018065P7); e este aqui descrito, o Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Profissional (PPAC-Profissional) com um curso mestrado profissional em administração e controladoria(CAPES # 22001018071P7).

Cabe ressaltar que esta cisão se oficializou em junho de 2012, quando os mestrados acadêmico e profissional em administração e controladoria passaram a ter regimentos internos distintos, como parte do processo de construção de identidades próprias para cada um destes cursos o que a composição de dois programas independentes.

O histórico desta cisão em dois programas, que aconteceu em 2012 conforme instruções da CAPES, começa com uma fusão de dois cursos de mestrado profissionais com o objetivo de então estruturar a possibilidade de um Doutorado acadêmico em Administração e Controladoria dentro do PPAC (Curso aprovado em2014).

A expansão do Programa em Administração e Controladoria, com a criação do curso de Doutorado Acadêmico em 2014, foi apoiada PPAC e pelo PPAC-Profissional.

Antes desta cisão, O PPAC , com dois cursos, iniciou atividades acadêmicas em 2 de fevereiro de 2009. O PPAC – PROFISSIONAL resultou da fusão do MPA – Mestrado Profissional em Administração com o MPC – Mestrado Profissional em Controladoria, ambos iniciados em 2003. Como resultado desta fusão, as turmas ativas do MPA e do MPC com ingresso nos anos de 2007 e 2008 foram migradas para o PPAC – PROFISSIONAL.

Esta informação é importante para entender os indicadores iniciais do PPAC-Profissional, pois como consequência disto, em 2010, foram titulados 55 mestres oriundos das turmas do MPA e do MPC de 2008. Em 2011, foram titulados 26 mestres e, em 2012, 23, oriundos do PPAC – PROFISSIONAL. Ou seja, no triênio 2010-2012, foram titulados 104 mestres pelo PPAC – PROFISSIONAL.No triênio 2010-2012, o tempo médio de formação de mestres titulados foi de 25,8 meses. O indicador médio de alunos que concluíram o PPAC – PROFISSIONAL no triênio 2010-2012 foi de 78,2% (setenta e oito vírgula dois por cento).

A reestruturação do PPAC_ Profissional foi exitosa e na avaliação trienal da CAPES (2010-2012) o curso alcançou a nota 4, com conceito MUITO BOM da comissão de avaliação.

Estes e outros indicadores, como o de produção podem ser considerados aspectos positivos para que na última avaliação trienal da CAPES, finalizada em 2012, o PPAC – PROFISSIONAL da FEAAC passou de conceito 3 para 4.

Em 2013, com a conclusão de 26 alunos que ingressaram em 2011, o prazo médio de defesa foi de 28 meses, sendo consideravelmente influenciado por uma aluna entrante em 2010 que teve problemas de saúde (justificada com licença médica).

NO ANO DE 2014 46 ALUNOS CONCLUIRAM O MESTRADO, DESTES 45 ALUNOS INGRESSARAM EM 2012 E 1 ALUNO INGRESSOU EM 2013. O PRAZO MÉDIO DAS CONCLUSÕES OCORRIDAS EM 2014 FICOU EM 28,19%.

Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) possui importância regional, tendo acolhido ao longo dos anos estudantes oriundos do interior do Ceará e de Estados vizinhos, carentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração e Controladoria. Em particular desta última área, cuja escassez se mostra em nível nacional.

1.2DE EVOLUÇÃO DO PPAC – PROFISSIONAL

Com base nas últimas reuniões de acompanhamento dos programas de mestrado profissional da área promovidas pela CAPES, o PPAC – PROFISSIONAL realizou ações buscando melhorias, cujas principais são a seguir descritas:

a) Processo Seletivo: Independentemente do número de vagas ofertadas nos editais, o Programa só tem aprovado candidatos que apresentaram desempenho adequado aos critérios do processo seletivo com destaque para o Teste Anpad, a prova de conhecimentos específicos e experiência e atuação profissional.

b) Interação com o mercado: Considerando o propósito do Programa de mestrado profissional, em que a interação com o mercado é primordial, tem sidorealizadas reuniões com entidades representativas no estado do Ceará, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas Fortaleza (CDL), bem como com executivos de grupos empresariais de destaque. As reuniões visam a renovação de convênios já existentes e a construção de novos convênios, os quais deverão se consolidar durante o quadriênio 2013/2016.

c) Gerenciamento do Quadro de Docentes: O quadro de docentes sofreu modificações em função dos dois perfis definidos pela CAPES referentes aos mestrados profissionais, a qual demanda que a composição do NDP do Programa tenha adequada proporção de docentes com perfis acadêmico e profissional.

Acessar Ir para o topo