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Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

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Planejamento Estratégico

PPAC PROFISSIONAL – Planejamento Estratégico

Coordenador – Prof.  Dr. Augusto Cézar de Aquino Cabral

Vice-Coordenadora – Profa. Dra. Sandra Maria dos Santos

“Existirmos, a que será que se destina?!” …Na perspectiva da gestão, este questionamento nos remete ao campo da administração estratégica; mais precisamente, ao Planejamento Estratégico e tudo o que ele representa em termos de identidade, senso de missão, visão e valores. Em relação aos elementos de identidade estratégica, por ocasião de sua criação, o PPAC PROFISSIONAL  havia definido como missão “formar pessoal de alto nível, no campo da gestão organizacional, para o mercado de trabalho, mediante o desenvolvimento de conhecimentos e de aplicações fundamentados no método científico de investigação e de inquirição”.

No final do ano de 2020, o PPAC PROFISSIONAL elaborou um novo planejamento estratégico. Como parte deste processo, a missão do Programa foi redefinida: “capacitar profissionais, em nível de mestrado, com conhecimento aplicado, ética e compromisso, buscando a excelência no ensino, na pesquisa e na proposição de soluções de problemas organizacionais em Administração e Controladoria.” Também foram sistematizados os valores do Programa: Conhecimento aplicado como diferencial; Compromisso com a sociedade; Ética nas parcerias de mercado; e Amor pelo que fazemos. Com a redefinição destes elementos estratégicos, foi definido como visão:  “Consolidar-se, até 2028, como um centro de excelência nacional no ensino e na pesquisa em Administração e Controladoria, com foco na solução de problemas organizacionais.”

Em seus esforços contínuos de autoavaliação e planejamento, o PPAC Profissional toma como parâmetro as disposições da CAPES, buscando, concomitantemente, alinhar-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2018-2022, da UFC. Quanto às diretrizes da CAPES, destaca-se, como balizador a Portaria no. 60 de 2019, que dentre outras coisas estabelece, em seu Art. 2º, os objetivos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais:

“I – capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;

II – transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;

III – contribuir para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas;

IV – atentar aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados;

V – formar doutor com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração e transferência de tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação.”

O trabalho realizado no âmbito do PPAC PROFISSIONAL centra-se no cumprimento destes objetivos.  Quanto à evolução do Programa, no planejamento realizado inclui-se, para o próximo quadriênio, a submissão à CAPES de uma proposta de curso de Doutorado, cuja configuração dependerá das competências essenciais do Programa, bem como das articulações com as empresas e instituições parceiras. Desta forma, o Programa poderá atender o quinto objetivo, supracitado, referente à formação de doutores.

Em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC, PDI 2018-2022,  cabe destacar os objetivos estratégicos deste Plano, em particular no eixo da Pesquisa. Neste eixo, destacam-se três objetivos específicos, em termos de sua relevância para o Programa:

1 – Consolidar a política de inovação científica e tecnológica articulando parcerias com empresas, instituições de fomento, governo, e, sobretudo, com o parque tecnológico.

A este respeito, as principais ações referem-se à promoção de seminários temáticos, com a participação de representantes de empresas e instituições diversas, com o intuito de identificar demandas e ofertas potenciais, alinhar linguagens e formalizar prestações de serviços. Ainda em alinhamento com o PDI/UFC, tem sido concretizadas parcerias com agentes e instituições do ecossistema de gestão, empreendedorismo e inovação do Ceará, em vários campos, e.g., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; Tribunal de Contas do Estado – TCE/Ce;  Instituto Euvaldo Lodi, da Federação da Indústria do Estado do Ceará – IEL/FIEC-Ce.;  Unimed Fortaleza, da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas; e Federação do Comércio do Ceará – FECOMÉRCIO – Ce, dentre outras. Tais parcerias concretizam-se mediante a articulação com Fundações de apoio, como a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas – ACEP e a Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin – ASTEF.

2 – Expandir e consolidar a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação.

Neste quesito, destaca-se o avanço institucional da UFC no tocante a sua posição em rankings acadêmicos internacionais (THE, QS, Ranking Universitário da Folha e congêneres), nas dimensões da pesquisa e internacionalização. Nesta direção, o Programa tem incentivado a articulação de docentes com relevantes centros da pesquisa científica internacional, de modo a estabelecer parcerias que venham a permitir a atuação do PPAC PROFISSIONAL junto a sistemas internacionais de ciência, tecnologia e inovação. Destaca-se a participação de docentes do Programa em relevantes eventos da área, bem como a realização de estágios pós-doutoral em renomadas instituições internacionais. Tais ações servem de base para a construção de redes de parceria em projetos diversos, com reflexos para o Programa e seu alunado.

3 – Consolidar a qualidade dos programas de pós-graduação.

A este respeito, o ponto central é o esforço de melhoria contínua realizado. As práticas do Programa são discutidas em reuniões sistemáticas do Colegiado. Neste campo, um dos fatores relevantes é o amadurecimento do corpo docente na estruturação de Projetos de Pesquisa, centrados na vocação aplicada e nas especificidades de um curso de natureza profissional. Ademais, mediante a realização de seminários, bem como por meio da participação de docentes e discentes em eventos, busca-se dar visibilidade aos resultados de pesquisa nos meios acadêmicos e setores econômicos. Também integram este objetivo os esforços de autoavaliação do Programa, inclusive em relação à oferta de cada disciplina ministrada, e  de acompanhamento  contínuo dos egressos. Ademais, o Programa conta com  a participação de seus pesquisadores em instituições representativas da área, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD e a Associação nacional de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – ANPCONT, bem como em periódicos científicos de alto impacto, e em comitês e instâncias decisórias de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Tal atuação, a um só tempo,  amplia a inserção do Programa em seu campo e permite o exercício de aprendizado contínuo, mediante a assimilação de práticas de sucesso.

No final de 2020, fechando mais um quadriênio, foi realizado um Planejamento Estratégico para o Programa, visando a temporalidade de 2021 a 2028, ou seja, os 2 (dois) quadriênios seguintes, de modo que haja um guia que permita ao Programa alcançar seus objetivos e focos estratégicos. Na elaboração deste instrumento, a Coordenação do Programa contou com o trabalho comprometido e dedicado do prof. Dr. Marcos Antônio Lima, docente permanente do Programa, que, com maestria, conduziu todo o processo. Sem sua liderança e expertise, este trabalho não teria o mesmo resultado. A ele, registramos nosso agradecimento, pelo belo serviço prestado! Registramos, também, nosso agradecimento a todos os professores que têm colaborado com o Programa, e, em especial, aqueles que participaram ativamente deste importante processo, compartilhando, de forma construtiva, insights, críticas e sugestões. Do mesmo modo, agradecemos o comprometimento e apoio constante dos colegas servidores técnico-administrativos. Agradecemos, por fim, ao nosso alunado, profissionais competentes sempre em busca de qualificação de alto nível. Eles são, claro, a razão de ser do nosso ofício de ensino, pesquisa e extensão.

A metodologia de planejamento estratégico foi aplicada de forma participativa (gestores, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos), visando a temporalidade de 2021 a 2028, ou seja, os 2 (dois) quadriênios seguintes. Um diferencial neste Planejamento é a sua integração com os processos de avaliação, de forma a contribuir não só para atendimento às exigências externas da CAPES/MEC e internas da PR-PPG/UFC, mas também na gestão institucional e continuada do programa. Temos o prazer de aqui disponibilizar para toda a comunidade acadêmica e empresarial o Relatório Consolidado do Planejamento Estratégico 2021-2028 do PPAC PROFISSIONAL, elaborado pelo prof. Dr. Marcos Lima. Boa leitura!

Prof. Dr. Augusto Cézar de Aquino Cabral

Coordenador do PPAC PROFISSIONAL

 

Profa. Dra. Sandra Maria dos Santos

Vice-Coordenadora do PPAC PROFISSIONAL

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