Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

Área do conteúdo

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Profissional (CAPES 22001018071P7) está vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O PPAC Profissional tem como Área Básica: Administração; Área de Avaliação: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; e Área de Concentração: Gestão Organizacional. Cabe destacar que o PPAC Profissional, em sua configuração atual, originou-se em 2010, a partir da fusão de dois cursos de mestrado profissional, o Mestrado Profissional em Administração (MPA) e o Mestrado Profissional em Controladoria (MPC).

Atualmente, o Programa está estruturado em três linhas de pesquisa: 1) Contabilidade, Controladoria e Finanças – CCF; 2) Estratégia e Sustentabilidade – ES; e 3) Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas – EOGP.

A linha de CCF pesquisa o desenvolvimento de modelos e técnicas, mecanismos de gestão e governança, apoio ao processo de planejamento e controle, mensuração de resultados e avaliação de desempenho como suporte ao processo decisório. A linha de ES pesquisa modelos, processos, técnicas e sistemas relativos a diagnóstico, identidade, formulação, implementação e avaliação de resultados que contribuam para os processos de mudança, a sustentabilidade e a competitividade organizacionais. E a linha de EOGP pesquisa modelos, processos, técnicas e sistemas relativos às dimensões estratégicas, conceituais, instrumentais, comportamentais e psicossociais da gestão organizacional e de pessoas.

Mediante estudos voltados para a pesquisa tecnológica e aplicada, com foco no desenvolvimento da Administração e da Controladoria em organizações públicas e privadas e do terceiro setor, em particular naquelas que operam nas regiões Nordeste e Norte do país, as pesquisas realizadas no âmbito das três linhas visam viabilizar a sustentabilidade e a competitividade dos empreendimentos. Conjuntamente, as três linhas de pesquisa oferecem oportunidade para que o PPAC Profissional possa tornar-se um centro de estudos de referência em Administração e Controladoria, por meio do desenvolvimento de conhecimentos e de tecnologias que aprimorem as formas e os modelos de gestão existentes. As pesquisas e estudos realizados têm tido por foco a solução de questões organizacionais, em resposta às demandas das organizações a que se vinculam os mestrandos. Sistematicamente, o Programa tem avançado na proposição de estudos empíricos, desenvolvimento de artigos técnicos e científicos e na elaboração de Produtos Técnico-Tecnológicos – PPTs, em diferentes modalidades, como evidencia a produção do Programa, em particular nos dois últimos anos do quadriênio 2021-2024.

Em relação à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), unidade acadêmica da UFC que sedia o PPAC Profissional, cabe destacar que a Faculdade congrega 06 (seis) cursos de graduação (Economia, Administração, Atuária, Ciências Contábeis, Secretariado e Finanças), além de 2 (dois) programas de pós-graduação stricto sensu: Economia (CAEN), com 04 cursos (Doutorado Acadêmico e Doutorado Profissional, bem como Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional); em Administração e Controladoria (PPAC), com 03 cursos (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Na graduação, a Faculdade tem, aproximadamente, 2.700 (dois mil e setecentos alunos). Na pós-graduação stricto sensu, há cerca de 400 alunos matriculados. No PPAC Profissional, há, correntemente, 48 (quarenta e oito) alunos ativos, distribuídos em 2 turmas: Turma IEL – 2023.2 e Turma Fundação SINTAF – 2024.1. A Turma Fundação Itaú 2025.1 (EDITAL Nº 02/2024/MPAC – ICA – FUNDAÇÃO ITAÚ), contemplará 35 alunos, e já se encontra com o resultado final publicado na página do PPG no link https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/11/edital-mpac-ica-itau-cultural-com-cotas-versao-final-04-nov-11h1-com-logo.pdf .

Quanto ao histórico, evolução e contextualização do Programa, cabe salientar que, desde sua criação, o PPAC  Profissional possui importância regional, tendo acolhido ao longo dos anos, estudantes oriundos de diversas partes do interior do Ceará e também de estados vizinhos, em especial Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, ainda carentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração e Controladoria, cabendo ressaltar que a carência de programas na área de Controladoria ocorre em âmbito nacional e tal fenômeno ratifica a relevância do Programa por meio da sua linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças – CCF.

Ao longo de sua existência, em função da demanda constante pelo Programa, o PPAC Profissional tem ofertado turmas com muita regularidade, conforme evidenciado a seguir:

Turmas
MPAC 2025.1
MPAC 2024.1
MPAC 2023.2
MPAC 2022.1
MPAC 2020.2
MPAC 2020.1
MPAC 2020.1
MPAC 2019.1
MPAC 2018.1
MPAC 2016.2
MPAC 2015.2
MPAC 2013
MPAC 2012
MPAC 2011

 

Somente no quadriênio 2021-2024 o PPAC Profissional formou 103 mestres.

Ao abordar o histórico do Programa, é importante destacar as seguintes informações acerca do número de ingressantes, número de concludentes, percentual de concludentes e tempo médio de conclusão das turmas mais recentes do PPG, com dados já consolidados.

– MPAC/IEL I (2018) – Total de ingressantes (26); Total de concludentes (25); Percentual de concludentes (96,1%); Tempo médio de conclusividade (27,5 meses)

– MPAC/UNIMED (2019) – Total de ingressantes (14); Total de concludentes (14); Percentual de concludentes (100%); Tempo médio de conclusividade (34 meses)

– MPAC/IEL II (2020) – Total de ingressantes (22); Total de concludentes (21); Percentual de concludentes (95,4%); Tempo médio de conclusividade (37,9) meses

– MPAC/FECOMÉRCIO (2020) – Total de ingressantes (36); Total de concludentes (26); Percentual de concludentes (72,2%); (33,3) meses

– MPAC/IDJ (2022) – Total de ingressantes (40); Total de concludentes (36); Percentual de concludentes (90%); Tempo médio de conclusividade (27,7) meses

Deve-se considerar que algumas destas turmas sofreram severos impactos do período da pandemia da COVID 19.

Em consonância com as diretrizes da CAPES para os programas de mestrado profissional da área, e em atenção aos pontos destacados na última avaliação quadrienal (2017-2020) do PPG e no resultado do APCN PROFISSIONAL 2022, o PPAC Profissional realizou ações objetivando melhorias, em diversas dimensões e ações, com destaque: a) Processo seletivo; b) Interação com mercado; c) Gerenciamento do quadro de docentes; d) Trabalho de conclusão de curso; e) Regimento interno; f) Projetos de pesquisa do NDP; e g) Definição das políticas do Programa.

a) Processo seletivo:

Independentemente do número de vagas ofertadas nos editais, o Programa só tem aprovado candidatos que apresentaram desempenho adequado aos critérios do processo seletivo, com destaque para a experiência na atuação profissional, particularmente em cargos técnicos de gestão e cargos de direção. Isso é possível em função da elevada demanda (número de inscrições no SIGAA). Adicionalmente, na análise curricular pontua-se a produção científica, bibliográfica e técnica, bem como participação em congressos e certificações diversas, com peso significativamente maior, respectivamente, em relação a cursos de pós-graduação lato sensu, teste ANPAD, e proficiência em inglês.

Todo o processo ocorre na modalidade remota. Visando melhorar o processo seletivo e torná-lo mais alinhado às singularidades de um mestrado profissional, algumas mudanças têm sido implementadas, com destaque para a substituição do Anteprojeto de Pesquisa por um Formulário de Intenção de Pesquisa (FIP), constituídos dos seguintes itens (máximo de 300 palavras para cada item):

  • Contextualização do tema, descrição do problema e dos objetivos a serem abordados no TCC;
  • Procedimentos metodológicos a serem utilizados para resolver o problema em questão;
  • Identificação dos pontos nos quais a proposta de TCC contribuirá para as práticas correntes na organização ou no mercado.
  • Comentário acerca de como o Mestrado Profissional em Administração e Controladoria pode efetivamente contribuir para o êxito da proposta e/ou aprimorar a realidade profissional em que o candidato se insere.

Importante mencionar que o FIP já foi aplicado, em substituição ao Anteprojeto de Pesquisa, no EDITAL Nº 03/2023/MPAC-FUNDAÇÃO SINTAF e EDITAL Nº 02/2024/MPAC – ICA – FUNDAÇÃO ITAÚ.

Cabe destacar que em todas as turmas do Programa 10% do total de vagas são reservados para a demanda social, sem custos para os alunos, sendo algumas para docentes e técnico-administrativos da UFC e outras para o público em geral.

b) Interação com o mercado:

Considerando o propósito do Programa de mestrado profissional, em que a interação com o mercado é primordial, o PPAC Profissional tem buscado ampliar sua rede de relacionamentos com entidades representativas de diferentes setores no estado do Ceará, bem como com empresas renomadas, visando a prospecção de novas turmas e a abertura para realização de estudos e pesquisas aplicadas.

Alguns destes contatos incluem a Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, o Sindicato dos Fazendários do Ceará – SINTAF, o Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ, a UNIMED Fortaleza, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –EMBRAPA, a Fundação Itaú, o Grupo Pague Menos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE / Zona de Processamento de Exportação – ZPE, do Ceará, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, dentre outros.

No quadriênio 2021-2024, resultados concretos das articulações realizadas incluem, por exemplo, a consolidação de convênios, referente à oferta da terceira turma em 2023.1 com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sendo a primeira iniciada em fevereiro de 2018 e a segunda em 2020. Com o IDJ, foi fechada parceria para oferta de uma turma, iniciada em 2022. Por fim, com o SINTAF, foi fechada parceria para oferta de uma turma, iniciada em 2023.2. Para 2025.1, foi fechado contrato para uma turma com o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto de Cultura e Arte – ICA, da UFC.

Ainda em relação à articulação com organizações e entidades relevantes no contexto local, ressalta-se que o Programa tem dado continuidade a esta política, no esforço de manter alianças e fechar novas parcerias, mapeando, neste processo, interesses potenciais para uma turma de Doutorado Profissional, a ser ofertada tão logo o Programa obtenha as condições, conforme aval da CAPES. Este deverá ser um relevante projeto para o próximo quadriênio.

Um outro aspecto deste relacionamento com o mercado é a busca de desenvolvimento de Produtos Técnicos e Tecnológicos, PTTs, em suas diversas modalidades, como forma de atender às demandas por soluções de problemas organizacionais. Este é um campo em que o PPG registra avanços significativos, como já evidenciado.

c) Gerenciamento do quadro de docentes:

Quanto à composição do corpo docente, ao longo do quadriênio 2021-2024, ocorreram algumas mudanças. Destaca-se, inicialmente, a saída de três docentes que atuavam como permanentes: Marcus Vinicius Veras Machado, que atuou no biênio 2021-2022, mas optou por deixar o PPG em função das demandas do  cargo de Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFC; Marcelle Colares Oliveira, que atuou no triênio 2021-2023, mas optou deixar o PPG para se dedicar exclusivamente ao Programa Acadêmico; e Suzete Suzana Rocha Pitombeira, que atuou até o último ano do quadriênio, mas optou por deixar o PPG por ocasião de seu aniversário de 70 anos, motivada também por questões de saúde, tendo entrado em licença médica.

Registra-se, ainda, como resultado do processo de credenciamento apresentado pela respectiva Comissão em junho de 2023, o ingresso no Programa dos professores Diego de Queiroz Machado e Jackeline Lucas Souza, nos anos de 2023 e 2024, respectivamente, esta como colaboradora e aquele como permanente. Ao longo do quadriênio, houve também alteração na categoria de professores, de permanente para colaborador, como a professora Ruth Carvalho Santana de Pinho.

d) Trabalhos de Conclusão de Curso:

As dissertações do Mestrado Profissional têm como objetivo oferecer uma análise técnico-científica sobre um problema relevante, produzindo conhecimento aplicado. Para tanto, consistem na apresentação e execução de um projeto de pesquisa aplicada, valendo-se dos conhecimentos adquiridos ou desenvolvidos a partir do Mestrado Profissional.

As dissertações buscam cada vez mais um direcionamento prático e/ou intervenções nas organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, permitindo ao discente a aplicação dos conhecimentos acadêmicos de forma empírica e com resultados concretos esperados.

Em sintonia com as diretrizes da CAPES, o PPG tem buscado implementar mudanças no tocante à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta direção, conforme o Regimento Interno do PPAC Profissional, em sua versão revista (disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/07/ri-atualizado-10.07.2024.pdf) e a Resolução Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC – PPAC PROF (disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2023/03/regulamentacao-do-tcc-ppac-prof.pdf), o Trabalho de Conclusão de Curso é um documento escrito sob os formatos de: (1.1) dissertação tradicional; (1.2) dissertação estruturada em artigos; e (1.3) produção tecnológica ou relatório técnico de atuação profissional junto a uma organização. Ressalta-se, contudo, que este é ainda um processo em andamento, mas com iniciativas promissoras, em termos de desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos. Como fruto deste redirecionamento, passou-se a exigir dos alunos um Relatório Técnico Conclusivo, em adição ao artigo (técnico ou científico), por ocasião da entrega da versão final da Dissertação.

Também merece destaque o fato que, na formação das bancas/comissão de avaliação, constituídas em três diferentes etapas do curso (defesa de projeto, qualificação e defesa final da dissertação), o Programa promove a inserção de profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação, mantendo, contudo, a exigência de titulação de Doutorado. Em particular, nas bancas de defesa final, composta por três membros, privilegia-se a participação de professores e profissionais doutores externos à UFC, atuantes em outros PPGS da área, com vistas à melhoria da qualidade das dissertações e uma maior interação com outras universidades e instituições do mercado.

e) Regimento interno do PPG

O Regimento Interno do Programa foi revisto e aprovado pelo Colegiado em 10.07.2024, disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/07/ri-atualizado-10.07.2024.pdf. Dentre as principais alterações, destacam-se:

– Manutenção da duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, com redução para o máximo de até 06 (seis) para até 03 (três) meses de prorrogação, quando deliberado pelo colegiado em casos específicos;

– Proficiência em qualquer língua estrangeira; não mais apenas Inglês, no mínimo, no nível intermediário ou médio para leitura;

– Realização facultativa de estágio docente, de acordo com os critérios definidos em norma específica para esse fim;

– Possibilidade de elaboração do TCC em modalidades distintas da Dissertação tradicional, tais como dissertação em forma de artigos científicos, produção tecnológica ou relatório técnico de atuação profissional junto a uma organização, consoante Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC – PPAC PROF;

– Possibilidade de defesa do TCC em sessão limitada em situações de sigilo organizacional, devidamente justificada pelas partes interessadas ou em situações que envolvam registro de propriedade intelectual, em que o processo de depósito, devidamente instruído pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, deve ser realizado antes da defesa pública.

– Possibilidade de elaboração do TCC em língua inglesa, sendo obrigatório o resumo em português.

f) Projetos de Pesquisa e Extensão de Docentes do NDP:

Definidos em alinhamento às linhas de pesquisa, disciplinas e temas de interesse dos respectivos docentes, os projetos de pesquisa e extensão caracterizam-se por seu caráter empírico, focando questões voltadas para a solução de problemas organizacionais, em aderência à modalidade profissionalizante do Programa. Cada professor coordena pelo menos um projeto estritamente direcionado às atividades de orientação e pesquisa do PPAC Profissional, independentemente de terem projetos vinculados a outros programas. Ademais, incentiva-se os professores a submeterem seus projetos às agências de financiamento. Conforme previamente informado, o Programa conta com vários projetos de pesquisa e extensão financiados (CAPES, CNPq, FUNCAP e UFC).

Por fim, considerando-se o histórico e contextualização do Programa, ressalta-se que as ações desempenhas, bem como aquelas planejadas visando a evolução do Programa ancoram-se em alguns instrumentos balizadores, tais como as Diretrizes da CAPES, o Regimento Interno, e o Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Programa. A partir destes, gradativamente, o Programa busca institucionalizar sua política de autoavaliação e de produção intelectual, com um caráter empírico e inovador, em sintonia com a proposta do programa e suas atividades de formação, compatível com sua natureza profissionalizante.

g) Definição das políticas do Programa.

Ao longo do quadriênio 2021-2024, o PPG buscou formalizar e sistematizar suas práticas, de modo a não mais depender de iniciativas isoladas ou de desperdiçar tempo e outros recursos em atividades e processos desalinhados ao seu Planejamento Estratégico e aos resultados advindos da Autoavaliação. Neste sentido, a institucionalização das ações, práticas e processos do Programa passam, gradativamente, a se guiar pelas Políticas do PPG.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo