Histórico
O Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria Profissional (CAPES 22001018071P7) está vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O PPAC Profissional tem como Área Básica: Administração; Área de Avaliação: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; e Área de Concentração: Gestão Organizacional. Cabe destacar que o PPAC Profissional, em sua configuração atual, originou-se em 2010, a partir da fusão de dois cursos de mestrado profissional, o Mestrado Profissional em Administração (MPA) e o Mestrado Profissional em Controladoria (MPC).
Atualmente, o Programa está estruturado em três linhas de pesquisa: 1) Contabilidade, Controladoria e Finanças – CCF; 2) Estratégia e Sustentabilidade – ES; e 3) Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas – EOGP.
A linha de CCF pesquisa o desenvolvimento de modelos e técnicas, mecanismos de gestão e governança, apoio ao processo de planejamento e controle, mensuração de resultados e avaliação de desempenho como suporte ao processo decisório. A linha de ES pesquisa modelos, processos, técnicas e sistemas relativos a diagnóstico, identidade, formulação, implementação e avaliação de resultados que contribuam para os processos de mudança, a sustentabilidade e a competitividade organizacionais. E a linha de EOGP pesquisa modelos, processos, técnicas e sistemas relativos às dimensões estratégicas, conceituais, instrumentais, comportamentais e psicossociais da gestão organizacional e de pessoas.
Mediante estudos voltados para a pesquisa tecnológica e aplicada, com foco no desenvolvimento da Administração e da Controladoria em organizações públicas e privadas e do terceiro setor, em particular naquelas que operam nas regiões Nordeste e Norte do país, as pesquisas realizadas no âmbito das três linhas visam viabilizar a sustentabilidade e a competitividade dos empreendimentos. Conjuntamente, as três linhas de pesquisa oferecem oportunidade para que o PPAC Profissional possa tornar-se um centro de estudos de referência em Administração e Controladoria, por meio do desenvolvimento de conhecimentos e de tecnologias que aprimorem as formas e os modelos de gestão existentes. As pesquisas e estudos realizados têm tido por foco a solução de questões organizacionais, em resposta às demandas das organizações a que se vinculam os mestrandos. Sistematicamente, o Programa tem avançado na proposição de estudos empíricos, desenvolvimento de artigos técnicos e científicos e na elaboração de Produtos Técnico-Tecnológicos – PPTs, em diferentes modalidades, como evidencia a produção do Programa, em particular nos dois últimos anos do quadriênio 2021-2024.
Em relação à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), unidade acadêmica da UFC que sedia o PPAC Profissional, cabe destacar que a Faculdade congrega 06 (seis) cursos de graduação (Economia, Administração, Atuária, Ciências Contábeis, Secretariado e Finanças), além de 2 (dois) programas de pós-graduação stricto sensu: Economia (CAEN), com 04 cursos (Doutorado Acadêmico e Doutorado Profissional, bem como Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional); em Administração e Controladoria (PPAC), com 03 cursos (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Na graduação, a Faculdade tem, aproximadamente, 2.700 (dois mil e setecentos alunos). Na pós-graduação stricto sensu, há cerca de 400 alunos matriculados. No PPAC Profissional, há, correntemente, 48 (quarenta e oito) alunos ativos, distribuídos em 2 turmas: Turma IEL – 2023.2 e Turma Fundação SINTAF – 2024.1. A Turma Fundação Itaú 2025.1 (EDITAL Nº 02/2024/MPAC – ICA – FUNDAÇÃO ITAÚ), contemplará 35 alunos, e já se encontra com o resultado final publicado na página do PPG no link https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/11/edital-mpac-ica-itau-cultural-com-cotas-versao-final-04-nov-11h1-com-logo.pdf .
Quanto ao histórico, evolução e contextualização do Programa, cabe salientar que, desde sua criação, o PPAC Profissional possui importância regional, tendo acolhido ao longo dos anos, estudantes oriundos de diversas partes do interior do Ceará e também de estados vizinhos, em especial Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, ainda carentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Administração e Controladoria, cabendo ressaltar que a carência de programas na área de Controladoria ocorre em âmbito nacional e tal fenômeno ratifica a relevância do Programa por meio da sua linha de pesquisa Contabilidade, Controladoria e Finanças – CCF.
Ao longo de sua existência, em função da demanda constante pelo Programa, o PPAC Profissional tem ofertado turmas com muita regularidade, conforme evidenciado a seguir:
Turmas |
MPAC 2025.1 |
MPAC 2024.1 |
MPAC 2023.2 |
MPAC 2022.1 |
MPAC 2020.2 |
MPAC 2020.1 |
MPAC 2020.1 |
MPAC 2019.1 |
MPAC 2018.1 |
MPAC 2016.2 |
MPAC 2015.2 |
MPAC 2013 |
MPAC 2012 |
MPAC 2011 |
Somente no quadriênio 2021-2024 o PPAC Profissional formou 103 mestres.
Ao abordar o histórico do Programa, é importante destacar as seguintes informações acerca do número de ingressantes, número de concludentes, percentual de concludentes e tempo médio de conclusão das turmas mais recentes do PPG, com dados já consolidados.
– MPAC/IEL I (2018) – Total de ingressantes (26); Total de concludentes (25); Percentual de concludentes (96,1%); Tempo médio de conclusividade (27,5 meses)
– MPAC/UNIMED (2019) – Total de ingressantes (14); Total de concludentes (14); Percentual de concludentes (100%); Tempo médio de conclusividade (34 meses)
– MPAC/IEL II (2020) – Total de ingressantes (22); Total de concludentes (21); Percentual de concludentes (95,4%); Tempo médio de conclusividade (37,9) meses
– MPAC/FECOMÉRCIO (2020) – Total de ingressantes (36); Total de concludentes (26); Percentual de concludentes (72,2%); (33,3) meses
– MPAC/IDJ (2022) – Total de ingressantes (40); Total de concludentes (36); Percentual de concludentes (90%); Tempo médio de conclusividade (27,7) meses
Deve-se considerar que algumas destas turmas sofreram severos impactos do período da pandemia da COVID 19.
Em consonância com as diretrizes da CAPES para os programas de mestrado profissional da área, e em atenção aos pontos destacados na última avaliação quadrienal (2017-2020) do PPG e no resultado do APCN PROFISSIONAL 2022, o PPAC Profissional realizou ações objetivando melhorias, em diversas dimensões e ações, com destaque: a) Processo seletivo; b) Interação com mercado; c) Gerenciamento do quadro de docentes; d) Trabalho de conclusão de curso; e) Regimento interno; f) Projetos de pesquisa do NDP; e g) Definição das políticas do Programa.
a) Processo seletivo:
Independentemente do número de vagas ofertadas nos editais, o Programa só tem aprovado candidatos que apresentaram desempenho adequado aos critérios do processo seletivo, com destaque para a experiência na atuação profissional, particularmente em cargos técnicos de gestão e cargos de direção. Isso é possível em função da elevada demanda (número de inscrições no SIGAA). Adicionalmente, na análise curricular pontua-se a produção científica, bibliográfica e técnica, bem como participação em congressos e certificações diversas, com peso significativamente maior, respectivamente, em relação a cursos de pós-graduação lato sensu, teste ANPAD, e proficiência em inglês.
Todo o processo ocorre na modalidade remota. Visando melhorar o processo seletivo e torná-lo mais alinhado às singularidades de um mestrado profissional, algumas mudanças têm sido implementadas, com destaque para a substituição do Anteprojeto de Pesquisa por um Formulário de Intenção de Pesquisa (FIP), constituídos dos seguintes itens (máximo de 300 palavras para cada item):
- Contextualização do tema, descrição do problema e dos objetivos a serem abordados no TCC;
- Procedimentos metodológicos a serem utilizados para resolver o problema em questão;
- Identificação dos pontos nos quais a proposta de TCC contribuirá para as práticas correntes na organização ou no mercado.
- Comentário acerca de como o Mestrado Profissional em Administração e Controladoria pode efetivamente contribuir para o êxito da proposta e/ou aprimorar a realidade profissional em que o candidato se insere.
Importante mencionar que o FIP já foi aplicado, em substituição ao Anteprojeto de Pesquisa, no EDITAL Nº 03/2023/MPAC-FUNDAÇÃO SINTAF e EDITAL Nº 02/2024/MPAC – ICA – FUNDAÇÃO ITAÚ.
Cabe destacar que em todas as turmas do Programa 10% do total de vagas são reservados para a demanda social, sem custos para os alunos, sendo algumas para docentes e técnico-administrativos da UFC e outras para o público em geral.
b) Interação com o mercado:
Considerando o propósito do Programa de mestrado profissional, em que a interação com o mercado é primordial, o PPAC Profissional tem buscado ampliar sua rede de relacionamentos com entidades representativas de diferentes setores no estado do Ceará, bem como com empresas renomadas, visando a prospecção de novas turmas e a abertura para realização de estudos e pesquisas aplicadas.
Alguns destes contatos incluem a Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, o Sindicato dos Fazendários do Ceará – SINTAF, o Instituto Dom José de Educação e Cultura – IDJ, a UNIMED Fortaleza, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –EMBRAPA, a Fundação Itaú, o Grupo Pague Menos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE / Zona de Processamento de Exportação – ZPE, do Ceará, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, dentre outros.
No quadriênio 2021-2024, resultados concretos das articulações realizadas incluem, por exemplo, a consolidação de convênios, referente à oferta da terceira turma em 2023.1 com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sendo a primeira iniciada em fevereiro de 2018 e a segunda em 2020. Com o IDJ, foi fechada parceria para oferta de uma turma, iniciada em 2022. Por fim, com o SINTAF, foi fechada parceria para oferta de uma turma, iniciada em 2023.2. Para 2025.1, foi fechado contrato para uma turma com o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto de Cultura e Arte – ICA, da UFC.
Ainda em relação à articulação com organizações e entidades relevantes no contexto local, ressalta-se que o Programa tem dado continuidade a esta política, no esforço de manter alianças e fechar novas parcerias, mapeando, neste processo, interesses potenciais para uma turma de Doutorado Profissional, a ser ofertada tão logo o Programa obtenha as condições, conforme aval da CAPES. Este deverá ser um relevante projeto para o próximo quadriênio.
Um outro aspecto deste relacionamento com o mercado é a busca de desenvolvimento de Produtos Técnicos e Tecnológicos, PTTs, em suas diversas modalidades, como forma de atender às demandas por soluções de problemas organizacionais. Este é um campo em que o PPG registra avanços significativos, como já evidenciado.
c) Gerenciamento do quadro de docentes:
Quanto à composição do corpo docente, ao longo do quadriênio 2021-2024, ocorreram algumas mudanças. Destaca-se, inicialmente, a saída de três docentes que atuavam como permanentes: Marcus Vinicius Veras Machado, que atuou no biênio 2021-2022, mas optou por deixar o PPG em função das demandas do cargo de Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFC; Marcelle Colares Oliveira, que atuou no triênio 2021-2023, mas optou deixar o PPG para se dedicar exclusivamente ao Programa Acadêmico; e Suzete Suzana Rocha Pitombeira, que atuou até o último ano do quadriênio, mas optou por deixar o PPG por ocasião de seu aniversário de 70 anos, motivada também por questões de saúde, tendo entrado em licença médica.
Registra-se, ainda, como resultado do processo de credenciamento apresentado pela respectiva Comissão em junho de 2023, o ingresso no Programa dos professores Diego de Queiroz Machado e Jackeline Lucas Souza, nos anos de 2023 e 2024, respectivamente, esta como colaboradora e aquele como permanente. Ao longo do quadriênio, houve também alteração na categoria de professores, de permanente para colaborador, como a professora Ruth Carvalho Santana de Pinho.
d) Trabalhos de Conclusão de Curso:
As dissertações do Mestrado Profissional têm como objetivo oferecer uma análise técnico-científica sobre um problema relevante, produzindo conhecimento aplicado. Para tanto, consistem na apresentação e execução de um projeto de pesquisa aplicada, valendo-se dos conhecimentos adquiridos ou desenvolvidos a partir do Mestrado Profissional.
As dissertações buscam cada vez mais um direcionamento prático e/ou intervenções nas organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, permitindo ao discente a aplicação dos conhecimentos acadêmicos de forma empírica e com resultados concretos esperados.
Em sintonia com as diretrizes da CAPES, o PPG tem buscado implementar mudanças no tocante à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta direção, conforme o Regimento Interno do PPAC Profissional, em sua versão revista (disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/07/ri-atualizado-10.07.2024.pdf) e a Resolução Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC – PPAC PROF (disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2023/03/regulamentacao-do-tcc-ppac-prof.pdf), o Trabalho de Conclusão de Curso é um documento escrito sob os formatos de: (1.1) dissertação tradicional; (1.2) dissertação estruturada em artigos; e (1.3) produção tecnológica ou relatório técnico de atuação profissional junto a uma organização. Ressalta-se, contudo, que este é ainda um processo em andamento, mas com iniciativas promissoras, em termos de desenvolvimento de Produtos Técnico-Tecnológicos. Como fruto deste redirecionamento, passou-se a exigir dos alunos um Relatório Técnico Conclusivo, em adição ao artigo (técnico ou científico), por ocasião da entrega da versão final da Dissertação.
Também merece destaque o fato que, na formação das bancas/comissão de avaliação, constituídas em três diferentes etapas do curso (defesa de projeto, qualificação e defesa final da dissertação), o Programa promove a inserção de profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação, mantendo, contudo, a exigência de titulação de Doutorado. Em particular, nas bancas de defesa final, composta por três membros, privilegia-se a participação de professores e profissionais doutores externos à UFC, atuantes em outros PPGS da área, com vistas à melhoria da qualidade das dissertações e uma maior interação com outras universidades e instituições do mercado.
e) Regimento interno do PPG
O Regimento Interno do Programa foi revisto e aprovado pelo Colegiado em 10.07.2024, disponível em https://ppacprof.ufc.br/wp-content/uploads/2024/07/ri-atualizado-10.07.2024.pdf. Dentre as principais alterações, destacam-se:
– Manutenção da duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, com redução para o máximo de até 06 (seis) para até 03 (três) meses de prorrogação, quando deliberado pelo colegiado em casos específicos;
– Proficiência em qualquer língua estrangeira; não mais apenas Inglês, no mínimo, no nível intermediário ou médio para leitura;
– Realização facultativa de estágio docente, de acordo com os critérios definidos em norma específica para esse fim;
– Possibilidade de elaboração do TCC em modalidades distintas da Dissertação tradicional, tais como dissertação em forma de artigos científicos, produção tecnológica ou relatório técnico de atuação profissional junto a uma organização, consoante Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso TCC – PPAC PROF;
– Possibilidade de defesa do TCC em sessão limitada em situações de sigilo organizacional, devidamente justificada pelas partes interessadas ou em situações que envolvam registro de propriedade intelectual, em que o processo de depósito, devidamente instruído pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, deve ser realizado antes da defesa pública.
– Possibilidade de elaboração do TCC em língua inglesa, sendo obrigatório o resumo em português.
f) Projetos de Pesquisa e Extensão de Docentes do NDP:
Definidos em alinhamento às linhas de pesquisa, disciplinas e temas de interesse dos respectivos docentes, os projetos de pesquisa e extensão caracterizam-se por seu caráter empírico, focando questões voltadas para a solução de problemas organizacionais, em aderência à modalidade profissionalizante do Programa. Cada professor coordena pelo menos um projeto estritamente direcionado às atividades de orientação e pesquisa do PPAC Profissional, independentemente de terem projetos vinculados a outros programas. Ademais, incentiva-se os professores a submeterem seus projetos às agências de financiamento. Conforme previamente informado, o Programa conta com vários projetos de pesquisa e extensão financiados (CAPES, CNPq, FUNCAP e UFC).
Por fim, considerando-se o histórico e contextualização do Programa, ressalta-se que as ações desempenhas, bem como aquelas planejadas visando a evolução do Programa ancoram-se em alguns instrumentos balizadores, tais como as Diretrizes da CAPES, o Regimento Interno, e o Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Programa. A partir destes, gradativamente, o Programa busca institucionalizar sua política de autoavaliação e de produção intelectual, com um caráter empírico e inovador, em sintonia com a proposta do programa e suas atividades de formação, compatível com sua natureza profissionalizante.
g) Definição das políticas do Programa.
Ao longo do quadriênio 2021-2024, o PPG buscou formalizar e sistematizar suas práticas, de modo a não mais depender de iniciativas isoladas ou de desperdiçar tempo e outros recursos em atividades e processos desalinhados ao seu Planejamento Estratégico e aos resultados advindos da Autoavaliação. Neste sentido, a institucionalização das ações, práticas e processos do Programa passam, gradativamente, a se guiar pelas Políticas do PPG.