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Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA – PPAC PROFISSIONAL

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Planejamento Estratégico e Autoavaliação

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico do PPAC Profissional foi sistematizado de forma participativa (docentes, discentes, egressos e representantes das entidades parceiras), tendo sido elaborado em 2020 visando a temporalidade de 2021-2028. Foram realizados momentos de avaliação, revisão e realinhamentos do processo, visando a sua melhor contextualização e aos processos constantes de mudança.

Em 2023, considerando a resposta da avaliação da CAPES, em 02/09/2022, do quadriênio 2017-2020, foi realizada revisão das metas, ações e projetos resultando em objetivos estratégicos, metas e ações e projetos validados pelo colegiado do PPG.

No final de 2024, nova revisão do planejamento estratégico foi realizada com a participação de docentes, representantes discentes e de egressos e das entidades parceiras, visando a integração de cada objetivo estratégico para o ciclo 2025-2028 com o PDI da UFC no ciclo 2023-2027.

A metodologia do planejamento estratégico do PPAC Profissional foi adotada em 5 etapas.

  • A primeira etapa teve o propósito de alinhar a metodologia com a coordenação do PPG, bem como promoveu um alinhamento com o quadro docente do PPG, sendo definido o instrumento de coleta de dados.
  • Na segunda etapa foram analisados os documentos referenciais do PPG, experiências anteriores de seu direcionamento, análise de documentos do PDI da UFC.
  • Na terceira etapa, foram analisados os dados obtidos a partir de uma amostra de 18 docentes e 32 alunos (ativos e egressos) com a elaboração da Matriz SWOT, bem como os focos estratégicos que foram validados em oficina virtual, no dia 16/12/2020, com a participação de 4 equipes de docentes e a representação discente e de egresso.
  • A etapa quatro teve o objetivo de validar as propostas de identidade institucional (valores, missão e visão de futuro), bem como os objetivos, os focos estratégicos e o plano de ação do planejamento estratégico.
  • A quinta etapa foi a elaboração e a entrega de relatório consolidado do planejamento estratégico que foi apresentado em reunião presencial, em novembro/2024, com a participação dos docentes e representantes dos discentes, dos egressos e das entidades parceiras, bem como com a participação do Diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho.

 

Destaca-se que sistematicamente os pontos-chave do planejamento estratégico do PPG são discutidos nas reuniões do colegiado e, quando necessário, feito os devidos encaminhamentos.

As metas de consolidação, respostas à pergunta “Como chegaremos lá?” e os conceitos das propostas técnicas preliminares foram validados em oficina virtual realizada no dia 16/12/2020 em método de construção coletiva, além da validação da identidade institucional, dos objetivos, dos focos estratégicos e do plano de ação do planejamento do PPAC Profissional 2021-2028.

Dando continuidade às atividades do planejamento estratégico, visando o fechamento do quadriênio 2021-2024, em novembro de 2024, a partir de uma proposta gerada com os dados obtidos junto aos docentes e discentes, foram mapeados 30 desafios que foram consolidados em 9 objetivos estratégicos que, por sua vez, foram alvo de validação pelo quadro docente com o uso do aplicativo Mentimeter, que pode ser adotado em processos virtuais interativos, resultando na elaboração do mapa estratégico do PPG que contém os seguintes pilares: recursos, sociedade e mercado, discentes e egressos e colaboradores e suas respectivas metas.

As orientações estratégicas do planejamento sobre a produção e internacionalização, estão diretamente relacionados aos Objetivos estratégicos 1 e 3.

Objetivo estratégico 1: Ampliar a produção e publicação acadêmica, técnica e tecnológica, com as seguintes ações e/ou projetos:

1. Ampliar a produção e publicação técnica e tecnológica em anais de eventos, periódicos, relatórios técnicos, livros e outros.
2. Engajar o quadro discente com as estratégias de produção e publicação acadêmica, técnica e tecnológica.
3. Promover ações de cooperação docente para publicações coletivas.
4. Intensificar o uso de softwares e de bancos de dados digitais para pesquisas quantitativas e qualitativas.
5. Disseminar nos docentes os processos e critérios de avaliação da CAPES de forma a melhorar os resultados da produtividade acadêmica, técnica e tecnológica.
6. Disseminar nos discentes os processos e critérios de avaliação da CAPES de forma a melhorar os resultados da produtividade acadêmica, técnica e tecnológica.
7. Ampliar os acessos às bibliotecas da UFC e FEAAC aos discentes do PPG.

Objetivo estratégico 3: Ampliar a internacionalização do Programa, com as seguintes ações e/ou projetos:

1. Implementar convênios e intercâmbios com instituições educacionais e empresariais internacionais.

Realizar evento científico internacional de cunho empresarial para integração com o setor produtivo.

Para a construção do planejamento estratégico do PPG, foi considerado como referência o PDI da UFC, PDI 2023-2027, tornando as metas de consolidação do PPG e seus desafios (ações e projetos) plenamente alinhadas com o planejamento da IES, dentre estas metas (objetivos estratégicos). Em alinhamento aos seus princípios norteadores do PDI, foram definidos objetivos relativos a 3 eixos:

1. Resultados para a sociedade (aprimorar a formação discente e destacar-se nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo);
2.Processos internos (aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos processos da gestão, contribuindo para a entrega de valor à sociedade) e
3. Pessoas (garantir a excelência na gestão de pessoas).

Como parte da evolução do planejamento estratégico do PPAC, foram desenvolvidas ações com vistas ao aprimoramento da inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais dos produtos gerados no PPG. Uma dessas ações envolve a inclusão de exigência no regimento interno do desenvolvimento de relatório técnico conclusivo (PTT) oriundo do TCC, bem como o encaminhamento para as instituições parceiras, todos eles voltados para a solução de problemas organizacionais. Essas ações estão relacionadas ao Objetivo estratégico 1: Ampliar a produção e publicação acadêmica, técnica e tecnológica.

Ademais, são apresentados alguns objetivos alinhados inovação, transferência de conhecimentos e impactos sociais do PPG:

1. Ampliar parcerias nacionais e locais visando maior impacto socioambiental e econômico do PPG.
2. Implementar convênios e intercâmbios com instituições educacionais e empresariais internacionais.
3. Ampliar parcerias internas na FEAAC e UFC.
4. Promover uma maior integração do PPG com o setor produtivo e sociedade.
5. Desenvolver alianças e parcerias com os demais programas profissionais externos.
6. Realizar eventos científicos de cunho empresarial para integração com o setor produtivo local e regional.
7. Desenvolver projetos de startups, aplicativos e novos negócios junto às organizações do Sistema S.
8. Prospectar parcerias para futuras turmas de mestrado profissional para o PPG.

As ações e esforços relacionados à sustentabilidade do PPG incluem: 1. Oferta continuada das turmas do PPG no quadriênio mediante concretização de novas parcerias (Fundação SINTAF – 2021) e renovação de contratos (IEL-FIEC – 2023). Destacam-se ainda o contrato firmado em 2024 com a Fundação Itaú (Turma 2025.1).

Acerca destes pontos, podem ser destacados os seguintes objetivos estratégicos/ações:

1. Otimizar recursos internos (Melhorar a infraestrutura do PPG).
2. Analisar processos de otimização de custos operacionais do PPG.
3. Captar novas receitas e recursos (Prospectar novas formas de receitas e recursos para o PPG por meio de projetos dos docentes financiados por agências de fomento).
4. Apoiar financeiramente docentes, discentes e egressos na produção e publicação acadêmica, técnica e tecnológica.

Em síntese, ao longo do período, foram produzidos os seguintes documentos:

 

AUTOAVALIAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Profissional (PPAC Profissional) mantém um compromisso contínuo com a excelência acadêmica, evidenciado por seu sistema de autoavaliação estruturado e dinâmico.

A sistemática de autoavaliação do PPAC Profissional se fundamenta nas diretrizes da UFC e da CAPES e em princípios sólidos de gestão acadêmica. Seus objetivos centrais abrangem a melhoria contínua da qualidade do programa, a garantia da excelência acadêmica e a promoção da satisfação de docentes, discentes, egressos e parceiros. O foco avaliativo se concentra no desempenho acadêmico, na produção intelectual, no impacto social e na inserção profissional dos egressos. Para tanto, são utilizados critérios de avaliação quantitativos e qualitativos, incluindo taxas de conclusão, produção científica, satisfação dos alunos e empregabilidade dos egressos. A análise dos dados coletados é realizada em reuniões periódicas, culminando na implementação de ações corretivas e de melhoria.

A autoavaliação é um elemento central do planejamento estratégico do PPAC Profissional, servindo como base para a definição de metas de curto, médio e longo prazos. Os resultados da autoavaliação orientam a revisão do planejamento e a implementação de ações de melhoria contínua.

O Programa está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC, buscando sinergia com as diretrizes da pós-graduação da instituição. Essa articulação se manifesta na integração com outros programas de pós-graduação e na participação em iniciativas

O PPAC Profissional encontra-se em estágio avançado de desenvolvimento de políticas e ações de autoavaliação, com um sistema estruturado e contínuo de avaliação. O programa busca alinhar suas práticas às diretrizes da CAPES e às necessidades dos stakeholders, com foco na melhoria contínua da qualidade do curso.

O PPG criou uma Comissão do Processo Avaliativo (Portaria nº 2, de 1º de novembro de 2021). No fechamento do quadriênio 2021-2024, o PPG fez uma revisão de seu Planejamento Estratégico, redefinindo ações voltadas à autoavaliação com a participação da Comissão de Autoavaliação. O estágio de Políticas e Preparação (sensibilização, diagnóstico, elaboração do projeto) está concluído. Correntemente, o PPG tem investido na implementação e sistematização da autoavaliação.

Sistemática de autoavaliação do Programa:

  • Fundamentos: Baseia-se nas diretrizes da CAPES e nas boas práticas de gestão acadêmica.
  • Objetivos: Melhorar a qualidade do programa, garantir a excelência acadêmica e promover a satisfação dos envolvidos (docentes, discentes, egressos e parceiros).
  • Foco avaliativo: Desempenho acadêmico, produção intelectual, impacto social e inserção profissional dos egressos.
  • Critérios de avaliação: Indicadores quantitativos e qualitativos, como taxa de conclusão, produção científica, satisfação dos alunos e empregabilidade dos egressos.
  • Análise e implantação de medidas: Realização de reuniões periódicas para análise dos dados coletados e implementação de ações corretivas e de melhoria.

Como fundamento, adota-se a concepção de Lehfeld et al. (2010), que considera aspectos técnicos e quantitativos, a dimensão formativa e os aspectos estruturais e conjunturais. A sistemática tem evoluído, permitindo o alcance de objetivos-chave:

1) Proporcionar elementos de reflexão sobre o PPG, a gestão e a prática dos sujeitos, seu papel formativo, perspectivas e planejamento;

2) Identificar aspectos que dificultam ou facilitam a ação acadêmica;

3) Subsidiar a tomada de decisão acerca da gestão, prática formativa, internacionalização e impacto; e

4) Acompanhar a produção científica, inserção social e profissional.

O PPG toma por foco a Qualidade do Programa – coerência da missão, visão, objetivos do PPG com o PDI da UFC e com as diretrizes da FEAAC, unidade acadêmica que abriga o PPG, e, ainda, o impacto acadêmico/social; e a Qualidade da Formação – ensino/pesquisa/extensão; aprendizagem, atuação e produção de docentes, discentes e egressos.  As prioridades incluem a ampliação da produção acadêmica e técnica-tecnológica, campo em que o PPG tem avançado significativamente. Um dos produtos da Comissão de Autoavaliação foi a formulação de um instrumento de coleta de dados (Anexo 12), aplicado em fevereiro/2023. Em novembro/2024, foi realizado novo ciclo de autoavaliação. A consolidação dos resultados (Anexo 12) está em andamento.

Mecanismos de envolvimento de públicos internos:

  • Envolvimento de técnicos, docentes, discentes e egressos por meio de:

– Reuniões periódicas.

– Pesquisas de satisfação.

– Grupos de trabalho e comissões específicas.

– Participação em eventos e fóruns internos.

 

A autoavaliação é integrada ao planejamento estratégico do PPAC Profissional, servindo como base para a definição de metas de curto, médio e longo prazos. Os resultados da autoavaliação orientam a revisão do planejamento e a implementação de ações de melhoria contínua. Ademais, a autoavaliação do PPAC Profissional está alinhada ao PDI da UFC, buscando sinergia com as diretrizes da pós-graduação da instituição. Isso inclui a integração com outros programas de pós-graduação e a participação em iniciativas institucionais de melhoria da qualidade acadêmica.

Como parte do processo de autoavaliação do PPAC Profissional, os mecanismos de escuta e de comunicação utilizados para indicação de críticas, sugestões e aperfeiçoamento incluem:

  • Pesquisas de satisfação com discentes, docentes e egressos.
  • Reuniões com representantes de turmas e comissões.
  • Canais de comunicação online (e-mail, formulários, redes sociais).
  • Fóruns e eventos de discussão sobre o Programa.

Pode-se, ainda, destacar as pesquisas de satisfação com discentes, docentes e egressos; reuniões com representantes de turmas e comissões; fóruns e eventos de discussão sobre o programa; e o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas – SIGAA, o ambiente virtual oficial da UFC que permite o gerenciamento de atividades acadêmicas.

Adicionalmente, são amplamente utilizados os canais de comunicação online (e-mail, formulários, redes sociais). Os grupos de WhatsApp de cada turma, que conta com a participação dos Coordenadores e Secretários do PPG, constituem o mecanismo mais recorrente e imediato de escuta e comunicação. Ademais, destaca-se o e-mail do PPG (mpac@ufc.br), o e-mail da coordenadora, Profa. Alessandra Vasconcelos (alessandra.vasconcelos@ufc.br) e do Vice-coordenador, Prof. Augusto Cabral (cabral@ufc.br), divulgados, inclusive no site do PPG: https://ppacprof.ufc.br/pt/. Também cabe destacar a Ouvidoria da UFC que constitui um relevante mecanismo de escuta e comunicação.

Por fim, quanto à autoavaliação, é possível observar abaixo os resultados das pesquisas realizadas em novembro de 2024 junto aos docentes, discentes e técnicos-administração, onde constam nas três últimas questões o espaço para o registro: das principais críticas ao Programa, dos principais elogios ao Programa e das principais sugestões de melhorias ao Programa.

 

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